terça-feira, 30 de julho de 2013

Na balada sozinha

Tenho novidades para contar! Como relatei em alguns posts anteriores eu já tracei as estratégias, agora chegou a hora de coloca-las em pratica.
Sexta-feira chegou e eu respirei fundo, rezei, tomei coragem e fui a balada sozinha. Me senti uma blog-repórter, queria registrar absolutamente TUDO para contar aqui para vocês. Sei que parece bobagem, mas pelo menos aqui na cidade onde moro é muito estranho ver uma mulher solteira, sozinha na noite. E cá entre nós: depois de certos verões fica cada dia pior ser solteira. Família julga, amigos julgam, vizinhos julgam...
Sempre fui muito independente para tudo em minha vida, mas de uns anos prá cá, fui perdendo a independência social. Nunca fui barrada por meus pais para não ir a uma festa ou balada com minhas amigas. Mas o tempo passou, as amigas casaram e eu aos poucos perdi as companhias. Até acho que em determinadas ocasiões da vida, a melhor companhia que a gente pode ter é a nossa própria, mas que é estranho chegar em uma balada só não podemos negar. Mas como não nasci grudada com ninguém e vou morrer só, não posso deixar o tempo passar e esperar envelhecer. Quantas pessoas ( inclusive eu ) ficam em casa aos finais de semana, morrendo de vontade de sair, mas não tem a coragem e ousadia? Então como contei decidi encarar o desafio!  
Nada de shows em arenas ou parques, queria algum lugar onde pudesse sentar e escutar uma boa música. Escolhi então uma casa de shows super badalada aqui da minha cidade.
Um lugar chique, caro e aconchegante. Traduzindo: ambiente de rico. Quando estava toda pronta esperando o taxi, caiu a maior chuva. Então pensei: não dá para ir para balada segurado sombrinha né ? E meu cabelo que estava escovado? E o make?  Foi aí que tive a ideia de levar um blazer, assim o colocaria na cabeça e me protegeria durante o trajeto na saída do taxi até a porta da balada. Puro engano! Lugar chique é outra coisa!
Ao saltar do taxi se aproximou um segurança com um guarda chuva enorme ( mas parecia um toldo ) e me acompanhou até a porta. Ual, pensei! Não me molhei nadinha, só vou ter que ficar agora segurando o blazer. Que saco!
Chegando a portaria dei meu RG e recebi um cartãozinho. Pensei : onde será que paga a entrada? Como não vi bilheteria imaginei: ummm deve ser na saída. Bingo, era isso mesmo.
Tudo que era consumido na balada era creditado no cartão que recebemos na entrada. Para sair a pessoa se dirigia ao caixa que ficava dentro da próprio local, efetuava o pagamento e este cartão já pago era apresentado na saída. Simples assim. Ok..você pode está rindo, mas eu não sabia como as coisas funcionavam. Eu também sei: já estou bem velhinha para está aprendendo só agora, mas não estou morta, antes tarde do que nunca. 
No inicio me senti um peixe fora d’agua, totalmente deslocada, mas acabei adorando a noite e depois de me arriscar pela primeira vez, me pergunto porque não fiz isso antes.Micos? Além do blazer para colocar na cabeça, sim, tiveram outros. Kkkk Mas essas histórias ficarão para um próximo post, agora deixo aqui algumas fotos da local. Desculpe a qualidade péssima das fotos, mas estas foram tiradas com o celular. 






94 comentários:

  1. Eu também saio sozinho as vezes, na verdade ter companhia é legal, mas as vezes pode até prejudicar nas paqueras. É mais fácil chegar em alguém sozinho do que acompanhado.
    Gostei das fotos, lugar bacana, pena que parece que tava vazio!! Isso é chato e vira quase impossível encontrar alguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo;

      Seu comentário me fez pensar: será que para o homem é mais fácil ?

      Sim o lugar é bacana mesmo, um pouco vazio, mas acho que lugar de rico é assim: sem "muvuca". Ou estou errada?

      Excluir
    2. já sai sozinho e percebi que as garotas olham mais para vc sozinho, agora estou indo sozinho sempre, gosto de balada sertaneja onde chamo as minas para dançar e assim se rolar química fazer amizade, ou ficar apenas na dança mesmo, foi uma experiência muito boa, hj estou indo sozinho, tenho colegas para chamar, porem prefiro ir sozinho novamente

      Excluir
    3. Não sei se foi publicado o meu comentário anterior, pois bem, vou hj novamente sozinho a balada, percebi que as garotas olham mais quando vc esta sozinho, acredito que seja bem mais fácil arrumar uma gatinha sozinho do que com um monte de colegas.E tem varias minas sozinhas tbm na balada.

      Excluir
  2. Adoreeeeei. Eu nunca tive coragem, mas tenho uma amiga que faz isso sempre. Também creio que somos a melhor companhia que podemos ter, vou é criar coragem, seu post me inspirou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tininha;

      Anime-se querida e vá!

      Excluir
    2. Eu ja fiz...gostei..até fiz amizade...mas acho muuito mais legal acompanhada...por amiga(s)... esse é um problema que tenho atualmente... sem companhia...ai fico na depre pq nao saio

      Excluir
  3. Adorei o site, mas vamos combinar - passe o corretor ortográfico nas postagens, havia erros de saltar aos olhos, e escrever mal passa imagem de pouca cultura! Espero que você seja bem sucedida no teu empreendimento e muita felicidade

    ResponderExcluir
  4. Linda, adorei a postagem, mas você deveria se atentar contra os erros gramaticais - passam uma imagem horrível de pobre de cultura. Espero que você consiga sucesso no teu empreendimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Abigail. Já que você está emitindo claramente a sua opinião, dou voz para a minha.
      Quando quer-se falar de um assunto como esse, que pode gerar um constrangimento na pessoa a quem foi ou não direcionado o comentário, melhor que o fizesse por e-mail.
      Nada mais nobre de espírito e educado do que isso.
      Fique com Deus.

      Excluir
    2. Vc está certíssima amiga, se por um lado a outra colega teve "erros de ortografia", a outra teve falta de senso, que também pode ser considerado uma grande falta de cultura e nobreza ;), fica dica...

      Excluir
  5. asdhuashduahsda

    Muito legal!Seu melhor post! Ir sozinha a uma balada exige muita personalidade, parabéns.

    ResponderExcluir
  6. O que mais fiz na minha vida toda foi em ir em balada sozinha. Não gosto muito de sair em bandos, como as mulheres no geral gostam. Gosto no máximo de uma amiga. Mas realmente conforme ficamos mais velhas as amigas casam e precisamos mesmo ir sozinhas porque não tem absolutamente nada de errado nisso. Já fiz alguns posts nesse sentido.

    Saia mais sozinha que você acostuma com o tempo. E para conseguir um gato não tem nada melhor... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho, saio com a migas mas também saio sozinha, inclusive viagens longas. A vida é uma só, temos que aproveitá-la.








      Excluir
  7. Boa tarde. Acredito que cada um é de um jeito e que você venceu uma barreira que tinha por causa de um preconceito.
    Conseguiu e foi ótimo para você.
    Penso que não deva ligar para os micos e nem para o que as outras pessoa falam.
    Posso não concordar com o seu pensamento central e você com o das outras pessoas, mas respeito é tudo.
    Não gosto de baladas, prefiro um lugar calmo com uma excelente MPB.
    Já quem gosta, como você, aproveite.
    Apenas acho que o seu coração tem de estar feliz e não na procura de algo que não te preencherá.
    Existem alguns comentários que não deveriam ser feitos, uma vez que causam constrangimentos.
    Se quisessem fazer, que o fizessem por e-mail.
    Na minha opinião, é falta de bom senso e educação.
    Beijos e excelente domingo de paz!
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia;

      Boa tarde,

      Concordo plenamente com seu ponto de vista. E pior que escrevo muito bem comparando-se a muitos e-mails que já li em empresas por onde passei. Verdade...já vi cada "asneira" cada "pedrada" kkkk Não vou assinar em baixo afirmando que meus textos são 100% corretos. Um erro aqui, outro erro de digitação e não gramatical...enfim: "erros de saltar aos olhos" achei um exagero, ou não conseguir identificar. De qualquer forma recebo "na boa" feedbacks negativos e críticas. Daí filtro o que realmente tem relevância e agregará algo para minha vida.
      Agradeço o comentário! Volte mais vezes.

      Excluir
  8. Cheguei a fazer isso uma vez.. cheguei até a fazer amizade..mas teve vezes/momentos em que me senti sozinha..sabe...o pessoal em rodinha dançando e eu dançando olhando pra parede..rsrs... eu tenho atualmente esse problema.. falta de companhia para ir pra balada.. morro de vontade...mas fico empacada...
    Gostaria de como vc quebrar novamente essa barreira para que eu não precisasse depender de terceiros para me divertir!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm... acabo não saindo por não ter amigas para ir junto.

      Excluir
    2. eu tbm...quem sabe poderiamos reunir algumas mulheres q passam por isso e sairmos juntas

      Excluir
    3. eu tb!!quem sabe poderiamos reunir mulheres q passam por isso e sairmos juntas...seria divertido

      Excluir
    4. Vdd né poderíamos criar um grupo no whats heim

      Excluir
    5. Bora lá galera, cade o grupo do whats?

      Excluir
    6. Gente sou de Belo Horizonte, fiz o grupo no Whats quem quiser entrar deixa o número ai :))

      Excluir
    7. Gente fiz o grupo no whats, sou de Belo Horizonte, quem quiser entrar deixa o número aí :)

      Excluir
  9. Oi pessoal! Eu tbm estou com esse problema!! Agora ainda mais que eu terminei meu namoro e quando eu posso sair algumas amigas estão em prova e outras não podem por causa do namorado! Essa semana estou muito triste pelo termino do meu namoro e estou pensando seriamente em sair no sábado mesmo se eu não encontrar companhia!!

    ResponderExcluir
  10. oi gente estou na mesma situação, terminei o namoro e minhas amigas estao todas casadas, mas gostei do texto me inspirou, rs, gente podemos juntar para sairmos juntas sou do rj qualquer coisa me mandem email. patricia_contato@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. achei legal, tbm sou do Rio, e estou em busca de novas amizades também .

      Excluir
    2. tbm sou do rj , busco novas amizades tbm rs

      Excluir
    3. tbm sou do rj e busco amizade, qualquer coisa meu email biancaleah@gmail.com :)

      Excluir
    4. Sou do rj,entrem em contato, vamos criar um grupo de mulheres, sair e divertir muito.

      Excluir
    5. Meu email e mhsgep@gmail.com Vamos criar um grupo pra sair e divertir muito aqui no Rj.

      Excluir
    6. Genteeee voltei rsrs msm situação amanha algo ?

      Excluir
  11. Nossa, muito bom o post. Eu costumo sair sozinha, pois minhas amigas namoraram ou são casadas, como eu não dependo de niguem, pego o carro e vou.
    Achei esse blog por conta da minha procura por bladas tinha escrito assim: Balada para ir sozinha.
    E aqui, curiosa i o texto. Parabens pela coragem.
    Bora! Hoje vou sair sozinha... uhu!

    ResponderExcluir
  12. Amei tudo de.bom seu post eu morro d vontade de ir pras baladas d sp porem nunca tive coragem e este post m encorajou obgd sou d sp capital e balada nao falta o q falta e compania

    ResponderExcluir
  13. Amei m encorajou tenho 26 anos moro em sp capital e TODAS as minha amigas sem exceção estão CASADAS.

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro sair mais não tenho com quem ir e acabo ficando em casa , não sei como fazer para ir sozinha sou independente também tenho carro, mais o que me deixa pra baixo é como devo ficar ali dançando sozinha isso me deixa com vergonha, me ajuda a superar isso bj

    ResponderExcluir
  15. Me ajude para dar o primeiro passo

    ResponderExcluir
  16. Eu adoro sair mais não tenho com quem ir e acabo ficando em casa , não sei como fazer para ir sozinha sou independente também tenho carro, mais o que me deixa pra baixo é como devo ficar ali dançando sozinha isso me deixa com vergonha, me ajuda a superar isso bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Malu! Tenho passado por isso.
      Se for de SP, vamos combinar um dia para a gente sair e não ter que ir sozinha.

      Excluir
    2. Meninas, eu tmb sou de SP e louca pra fazer novas amizades baladeiras!
      sant_dani@itelefonica.com.br

      Excluir
    3. Só estou lendo isso em 2014! Espero que nao seja tarde d+ !rss
      Estou louca por novas amizades que curtam uma balada!
      sant_dani@itelefonica.com.br

      Excluir
    4. parei aqui em 2015!!tb quero novas amizades q curtam dançar!!drics3a@gmail.com

      Excluir
    5. Parei em 2015 .. Quero fazer novas amizades baladeirasss !! Me add anaz.borg@gmail.com

      Excluir
    6. Parei aqui em 2015 tbm. Necessito de novas amizades baladeiraaaass !!
      anaz.borg@gmail.com .. bj.

      Excluir
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    9. Também estou a fim de novas amizades. tamires.araujoramos@yahoo.com.br

      Excluir
    10. Olá a todos! Também queria muito companhia pra sair e as amigas sempre não podem ou estão cansadas....RS não sei o que acontece mas eu sempre estou no pique...rs...se alguém estiver na mesma situação segue meu email: srcpasetti@hotmail.com

      Excluir
    11. Olá a todos! Também queria muito companhia pra sair e as amigas sempre não podem ou estão cansadas....RS não sei o que acontece mas eu sempre estou no pique...rs...se alguém estiver na mesma situação segue meu email: srcpasetti@hotmail.com

      Excluir
    12. Olá a todos! Também queria muito companhia pra sair e as amigas sempre não podem ou estão cansadas....RS não sei o que acontece mas eu sempre estou no pique...rs...se alguém estiver na mesma situação segue meu email: srcpasetti@hotmail.com

      Excluir
    13. Gente fiz um grupo no whats, sou de Belo Horizonte, quem quiser entrar deixa o numero aí :)

      Excluir
  17. Belo tema e muito bom seu post também. Bem, no começo, eu tinha muito "receio" de sair sozinho, mas depois de algumas vezes fazendo, já não me sinto mais desconfortável quando eu vou só pra algum lugar, seja balada, sair pra comer ou até mesmo em ir ao cinema. Sim, ja fiz tudo isso sozinho, eu não me privo mais de fazer qualquer coisa por falta de companhia, se eu quero fazer algo, eu vou lá e faço, porque depois você pode se arrepender. Como tenho poucos amigos de baladas e alguns namoram, ou às vezes quero ir a algum lugar que eles não iriam curtir, eu saio sozinho. Essa "experiência" será até bom, caso algum dia eu vá para alguma cidade em que não conheça ninguém, eu não vou ficar inseguro de sair sozinho. Uma dica, quem ainda não fez uma "aventura" dessa, faça, pois você irá aprender algo com certeza. Às vezes, você pode passar a noite inteira só bebendo sozinho, mas as vezes você pode fazer a amizade e até mesmo encontrar uma companhia agradável. Enfim, vale a pena a experiência, muito bom o seu posto. Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Adorei o post, estava procurando justamente isso.
    Sai de um relacionamento recentemente, minhas amigas estão todas comprometidas estou
    totalmente deslocadas, sem saber o que fazer, não aguento mais ficar em casa fico louca para sair, dançar mais para uma mulher sair sozinha é sempre estranho, como você citou, se sentimos um peixe fora d'água, fica sem graça por não ter com quem conversar e parece que as pessoas sempre ficam te olhando. Estou precisando tomar coragem para sair sozinha, mais ainda preciso de algumas dicas para solteiros, baladas lugares.

    ResponderExcluir
  19. Adorei o post, estava procurando justamente isso.
    Sai de um relacionamento recentemente, minhas amigas estão todas comprometidas estou
    totalmente deslocadas, sem saber o que fazer, não aguento mais ficar em casa fico louca para sair, dançar mais para uma mulher sair sozinha é sempre estranho, como você citou, se sentimos um peixe fora d'água, fica sem graça por não ter com quem conversar e parece que as pessoas sempre ficam te olhando. Estou precisando tomar coragem para sair sozinha, mais ainda preciso de algumas dicas para solteiros, baladas lugares.

    ResponderExcluir
  20. Adorei o post, estava mesmo procurando coisas assim, quase não se encontra nada falando sobre o assunto, estou alguns meses solteiras e não tenho companhia, ai fica aquele dilema de não sair porque não tem companhia e acaba sempre ficando em casa. Eu até saio mais de dia, coisas mais tranquilas, desde que fiquei solteira não consegui curtir uma balada, chega fds quero me distrair mais não sei como, procuro coisas para fazer e nada se acha, e acabo ficando em casa, estou querendo tomar coragem para sair sozinha, mais é tão ruim você chegar num lugar, sem ninguém para conversar, todos ficam te incarando olhando, como tivessem falando (olha ela ta sozinha, nossa parece até o fim uma garota está sozinha) mais acaba se tornando meio constrangedor. Ai fica como sair sozinha e quais os melhores lugares para ir, e curtir para solteiros.

    ResponderExcluir
  21. Achei muito legal seu blog, está de parabéns.
    Gostei dos assuntos, bem diversificados e sempre voltados para as mulheres.

    ResponderExcluir
  22. Muito legal quando a gente descobre que não é o único. rs

    ResponderExcluir
  23. Legal mesmo... fui sozinha uma vez e é bem complicado criar coragem.
    Hoje estou com vontade de sair e entrei na net para procurar lugares para ir sozinho e achei esse post.

    ResponderExcluir
  24. Fiquei feliz em encontrar tantas pessoas na mesma situação que a minha. Já fui sozinha ao cinema, shopping, clube mas na balada ainda não me arrisquei. Bom seria pode juntar essa galera aqui e combinarmos algo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninas, só estou lendo isso agora. Mas quero mto fazer novas amizades baladeiras !
      sant_dani@itelefonica.com.br

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  25. Acabei o namoro recentemente, tenho poucas amigas e as poucas estão namorando...estou tomando coragem para sair sozinha para balada esse final de semana, obrigada pelo post! E como é bom saber que tanta gente passa por isso e eu não sou a única!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, meninas, se quiserem fazer contato comigo, também tenho enfrentado o mesmo problema.
      Meu e-mail é smeschi1@gmail.com

      Excluir
    2. Oi, meninas, se quiserem fazer contato comigo, tenho enfrentado o mesmo problema.
      Meu e-mail é smeschi1@gmail.com.

      Excluir
    3. Passando pelo mesmo problema... rsrs
      É de SP?

      Excluir
  26. Também estou com esse problema, muitas amigas estão casadas, namorando, e outras perderam o pique de sair. Eu adoro sair, dançar, mas não tenho coragem de ir sozinha e acabo ficando em casa, vou tentar fazer isso em breve! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Estou na mesma tbem...queria sair hj mas....cade a companhia????? Rs

      Excluir
  27. Me identifiquei muito com você!
    Quando saí sozinho pela primeira vez gravei TUDO! rs
    Mas acredito que para mulher é SIM mais complicado sair sozinha e por isso admiro muito a sua coragem, porque tem seu lado bom por pensar, " o que acontecer aqui fica aqui' mas de qualquer jeito não temos com quem compartilhar, fazendo dessas saídas um dos maiores testes de autoconfiança e amor próprio. Parabéns!

    ResponderExcluir
  28. Eu como viajo bastante a trabalho, e como gosto muito de uma balada, acabo sempre por ter que sair sozinha mesmo. Já me acostumei e hoje acho super natural. Mas quando o lugar está vazio acho bem difícl, mesmo hoje em dia. Por sugestão dos meus amigos, fiz até um blog para comentar sobre essas "aventuras".

    É o http://www.claricenoelevador.com/

    ResponderExcluir
  29. Isso se chama" PERSONALIDADE". Parabéns pela coragem. Faço isso as vezes por falta de companhia. Amigas casadas, enroladas, então o jeito é sair sozinha para não ficar em casa vendo a vida passar. Sempre que faço isso arrumo companhia, geralmente masculina, pois è mais fácil eles estarem sozinhos tbm.

    ResponderExcluir
  30. Acabei me identificando com os relatos aqui, tenho muita vontade de sair, mas não tenho cia. pra nada (não que eu seja chata e ninguém queira sair comigo... rs; na verdade, eu sou tímida, sempre tive poucos amigos). Atualmente, estou sem amigos pra sair, pois todo mundo tá casado, com filhos, etc. As pessoas seguiram seu caminho, e eu acabei sobrando, sei lá. Sou uma pessoa simples, não curto lugares chiques nem gente fresca, isso não faz parte do meu universo. Adoro dançar, principalmente flash house, músicas dos anos 80, 90. Tenho vontade de ir às festas do Energia na Véia, se alguém se identificar com o meu perfil, deixe seu contato (e-mail ou Skype) pra gente se conhecer e quem sabe formar um círculo de amizades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei muito bem como é kkkk tô na mesma situação que vc

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  31. Pensei que eu era a única que estava nessa situação kkkk minhas amigas todas tem namorado, casadas ou tem filhos e nem sai mais afff. Eu não vou ficar em casa, deixar de curtir só por causa dos outros hahaha eu não.

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei pq minha pastagem foi removida, pois lembro desse tema e de minha opinião. Tudo depende do seu querer, pq vamos lá e fazemos com todos os obstáculos. Ir para balada sozinha não é fácil, mas como disse você tem que lembrar que a vida é curta demais para deixarmos de ir dançar, se divertir por falta de companhias.

      Excluir
  33. Olá gurias !! Sou de SP e terminei recentemente um relacionamento, costumo viajar sozinha e ir ao cinema. Porém balada ainda não criei coragem kkkkk
    Bora criar o grupo das solteironas kkkk meu email erikapeixoto10@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. Oi gente eu sou do Rj. Já foi criado o grupo de WhatsApp?

    ResponderExcluir
  35. Oi gente eu sou do Rj. Já foi criado o grupo de WhatsApp?

    ResponderExcluir
  36. Bom eu acho para a mulher é muito mais fácil arrumar companhia para sair do que ao homem, sem falar nas outras vantagem de não pagar entrada e ainda por cima de as vezes ter bebida liberado . Como tudo não é perfeito o único lado negativo é o saco do assedio . Bem eu percebo que geralmente as pessoas quando saírem gostam mais procurar paquera e não conhecer novos lugares ,culturas , experiencias e pessoas novas sem esta com segunda intenção .

    ResponderExcluir
  37. Me sinto igual. Minhas amigas todas ou casaram, ou tem filhos e namoram, ou nao gostam de sair para os mesmos lugares que eu. To cansadaaaaaa de ficar em casa todo fim de semana por falta de companhia.O maximo que vou sozinha é ao cinema ou ao teatro, mas barzinho nunca. Amanha estou tomando coragem pra ir. Acho que vai ser meio estranho, mas como voce disse: segure um copo pra disfarcar e sei la, caso alguem me pergunte posso dizer que marquei com uma amiga que furou kkkkkk Se alguma menina bacana - divertida - do RJ quiser marcar me avise hehe...

    ResponderExcluir
  38. Me sinto igual. Minhas amigas todas ou casaram, ou tem filhos e namoram, ou nao gostam de sair para os mesmos lugares que eu. To cansadaaaaaa de ficar em casa todo fim de semana por falta de companhia.O maximo que vou sozinha é ao cinema ou ao teatro, mas barzinho nunca. Amanha estou tomando coragem pra ir. Acho que vai ser meio estranho, mas como voce disse: segure um copo pra disfarcar e sei la, caso alguem me pergunte posso dizer que marquei com uma amiga que furou kkkkkk

    ResponderExcluir